Suzano apoia instituições de ensino na transição para a educação à distância

Por meio do Programa Suzano de Educação e ações com instituições parcerias, empresa tem colaborado para promover o ensino de qualidade em meio à pandemia do novo coronavírus

Publicado em
Suzano apoia instituições de ensino na transição para a educação à distância

O Programa Suzano de Educação, da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, tem colaborado com instituições de ensino de Mato Grosso do Sul no processo de transição para o ensino à distância, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

O programa visa investir no aperfeiçoamento da qualidade do ensino público com estratégias de desenvolvimento profissional dos educadores das redes públicas e da gestão das escolas, com foco na aprendizagem dos estudantes e na participação social. 

Com a pandemia do novo coronavírus e, consequentemente, a necessidade de adesão ao ensino à distância por parte das instituições de ensino de todo o país, o programa teve seu conteúdo readequado para auxiliar gestores e educadores neste processo de transição.

“Melhorar a qualidade do ensino das regiões onde atua é uma das prioridades da Suzano. Por meio dessa iniciativa, a empresa quer contribuir para que instituições de ensino assegurem aos estudantes oportunidades de aprendizagem adequadas e ainda fomentar o empoderamento do indivíduo e do coletivo. Por isso, incluímos o ensino remoto ao programa.”, explica Evânia Lopes, consultora de Desenvolvimento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul.

Em Mato Grosso do Sul, o Programa Suzano de Educação segue no município de Água Clara, onde beneficia, direta e indiretamente, sete escolas, 3.175 alunos e 180 profissionais de educação. Além de reuniões e consultorias, que vêm sendo realizadas pela internet, PSE e Secretaria Municipal de Educação lançaram uma campanha de conscientização por meio das redes sociais.

Utilizando uma página no Facebook, criada para a ação, são divulgados conteúdos educativos para apoiar professores, estudantes e famílias no desafio de ensinar e estudar em casa durante a quarentena. As postagens são feitas por gestores, escolas e lideranças comunitárias e o perfil traz ainda conteúdo sobre saúde, cultura, esporte, lazer e assistência social.

“Essa parceria está sendo de grande valia, pois estamos tendo a contribuição de assessorias para a construção de instrumentos que facilitem o acompanhamento pedagógico e a gestão administrativa dentro das unidades escolares no ensino remoto. Nós só temos que agradecer esse apoio recebido da Suzano para o direcionamento em ações que visam melhorias em nossa prática pedagógica”, destaca Sonia Mara Nogueira, secretária municipal de Educação de Água Clara.

Iniciativa

O Programa Suzano de Educação está presente em 28 municípios de cinco estados brasileiros. Além de Mato Grosso do Sul, o programa é desenvolvido em São Paulo, Maranhão, Bahia e Espírito Santo. “Essa é uma iniciativa que vem sendo construída de forma participativa com as secretarias de Educação, gestores e educadores”, completa Evânia.

Dentre as ações previstas para este ano, estão: diagnóstico educacional, plano de ação com gestão das atividades extra escolares, regulamento da rede, calendário escolar e projetos de voluntariado. O programa está vinculado a meta de longo prazo da Suzano que é aumentar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 40% em todos os municípios prioritários.

Parcerias

A Suzano também é parceira da Fundação Arthur Hoffing na busca pela melhora na qualidade de ensino de crianças da zona rural em Mato Grosso do Sul. A parceria surgiu em 2017, com o projeto Espaços de Estudos Comunitários com o objetivo de promover capacitações para educadores e oficinas de linguagens para crianças. Nesses quatro anos, foram cerca de 340 pessoas beneficiadas.

Já para este ano, o objetivo é incentivar a interpretação e expressão de crianças e jovens da zona rural, também por meio de oficinas, cursos, técnicas de imagens, literatura e conteúdo audiovisual.

O projeto presencial é realizado no município de Brasilândia. Porém, em decorrência da Covid-19, o conteúdo dos cursos para os professores foi readequado para o formato digital, incluindo temas como educação remota, o que beneficiou também professores dos municípios de Três Lagoas, Água Clara e Bataguassu.

O último curso foi realizado entre os dias 10 e 17 de julho, com o tema Mediação da Leitura Virtual: Como ler com alunos através das telas. Ao todo, são 90 pessoas beneficiadas, entre professores da rede pública e alunos da zona rural.

Sobre a Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais.

Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas.

Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano.

A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário