Nonotec é a campeã de Três Lagoas do 2º Torneio de Robótica das Escolas do Sesi
2º Torneio Interclasse

A equipe Nonotec foi a grande campeã de Três Lagoas do 2º Torneio Interclasse de Robótica das Escolas do Sesi realizado no sábado (22/08) no ginásio poliesportivo da escola na cidade. Trata-se da terceira cidade a promover a competição, que já foi realizada em Campo Grande (08/08) e Corumbá (15/08) e ainda chegará às escolas do Sesi de Dourados (29/08), Aparecida do Taboado (12/09) e Naviraí (19/09).
Para o gerente do Sesi de Três Lagoas, Alessandro Pereira de Lima, a competição ajuda a lidar com situações problemas, desenvolvendo projetos de pesquisa e soluções através da tecnologia. “O torneio trabalha nos alunos a questão do empreendedorismo, protagonismo, importantes habilidades e competência, além do trabalho com a tecnologia que chama a atenção do aluno e torna o aprendizado mais significativo. Trabalhamos o desenvolvimento através do estudo com ferramentas lúdicas que oferecem ao aluno as habilidades que o mercado de hoje exige”, afirmou.
A técnica em educação do Sesi, Juliana Nicolau disse que o torneio de robótica é a soma de resultados obtidos com o trabalho realizado junto a nossos alunos no decorrer do ano, através da educação tecnológica, utilizando os materiais da Lego. “Além de inserirmos nossos alunos na educação tecnológica e pesquisa, trabalhamos valores comportamentais que os alunos levam para o resto da vida”, declarou.
A disputa
Durante a competição, os robôs foram programados para executar determinadas atividades, sendo que os alunos tiveram de montá-los utilizando o Lego Zoom, considerada uma metodologia didática que permite a resolução de determinadas situações problemas. Os robôs realizaram atividades como desligar uma lâmpada, fechar uma torneira e retirar o lixo (representado por argolas) de um lago, entre outras.
Após os alunos serem avaliados nas categorias designer do robô, core values e projeto de pesquisa, eles ainda realizaram a competição na mesa do torneio. Na categoria designer do robô, as equipes projetaram um robô que teria que executar missões na mesa de competição do torneio, enquanto na categoria core values foram analisados se os alunos observaram os valores essenciais do torneio durante a competição (trabalho em equipe, aprendemos juntos, competição amigável, compartilhar experiências e nos divertimos aprendendo) e, na categoria projeto de pesquisa, os juízes avaliadores verificam se as equipes responderam ao tema gerador do torneio ‘Como cuidamos do nosso lixo’.
Os participantes
A aluno Gabriely Facipiéri Prates Pereira, 8º ano do Ensino Fundamental, disse que foi marcado pela boa organização e aprendizado. “Neste torneio, a organização foi ótima, os juízes foram muito críticos, houve mais interesse e diversão e recebemos muito apoio, estava perfeito”, falou. Já a aluna Eloisa Carvalho de Baptista, 6º ano do Ensino Fundamental, comentou que a disputa foi divertida. “Além de tudo, ensina as crianças sobre tecnologia e montagem. O tema também foi muito interessante, pois era relacionado a um problema do nosso dia-a-dia”, afirmou.
Everton Dias Leal, pai do aluno Samuel Almeida Leal, 6º ano do Ensino Fundamental, também aprovou a iniciativa. “Evento motivador para as crianças utilizarem recursos tecnológicos que posteriormente poderão contribuir inclusive com a profissão que escolherem no futuro”, pontuou.
Fonte:

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