Ministério da Saúde e Conass negam pedido para vacinação de toda a população de MS com Janssen
lote com 3 milhões de doses do imunizante já foi dividido entre os Estados do Brasil e o Estado deverá receber doses suficientes para vacinas apenas 31 mil pessoas

MATO GROSSO DO SUL (MS) - O plano de vacinar toda a população adulta de Mato Grosso do Sul em apenas cinco dias com vacinas da Janssen não poderá mais ser realizado, segundo confirmou o Ministério da Saúde nesta quinta-feira (10). O lote com 3 milhões de doses do imunizante já foi dividido entre os Estados do Brasil e o Estado deverá receber doses suficientes para vacinas apenas 31 mil pessoas, segundo reunião do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) da quarta-feira.
O deputado estadual Paulo Corrêa lamentou a negativa de distribuição de doses durante a sessão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul desta quinta-feira (10). Os 24 deputados estaduais haviam solicitado, por ofício, as doses para Mato Grosso do Sul na quarta-feira (9). O plano seria vacinar toda a população de MS em apenas cinco dias, segundo pedido do Cosems-MS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul).
A justificativa era de que essa 1ª remessa que virá ao Brasil deve ser aplicada até 27 de junho e Mato Grosso do Sul é o 1º estado do país em vacinação, tanto da 1ª quanto da 2ª dose. Além disso, o documento relatava a situação crítica que MS vive, com falta de leitos e aumento exponencial de casos desde janeiro.
Nos trendings do Twitter
Na esperança de mobilizar a população para pressionar o Ministério pela vacinação em massa, os políticos do Estado se reuníram nesta quarta e se mobilizaram pelas redes sociais, em idas ao Ministério e encaminhando pedidos. A vereadora de Campo Grande, Camila Jara (PT) levantou campanha em suas redes sociais. Com a hastag #vacinageralms, a vereadora apontou as contas dos parlamentares, para que a população os pressionem em relação ao pleito. A mobilização, inclusive, está entre os principais assuntos comentados no Twitter.
Marcio Fernandes, deputado estadual do MDB, disse na noite de quarta-feira (9) que apresentará, na sessão desta quinta-feira (10), um ofício pedindo ao Ministério da Saúde as doses da Jansen. "Já provamos na prática que temos logística necessária para colocar no braço de todos os sul- mato-grossense antes do prazo de vencimento dela".
A deputada federal Rose Modesto (PSDB-MS) também manifestou apoio ao pedido do Consems e afirmou que foi ao Ministério da Saúde, ainda ontem. "Os hospitais estão lotados, não há leitos, pessoas estão morrendo. Precisamos da vacina e vamos trabalhar para leva-la para o Mato Grosso do Sul o quanto antes".
Fábio Trad, deputado federal pelo PSD, disse em suas redes sociais que toda a bancada federal de MS está pressionando o ministério, 'para que sensibilize com a situaçao pandêmica'. A logísitica de distribuição foi um dos motivos também citado por ele. "Basta vir a vacina, se ela vier, nós conseguiremos vacinar 100% da população. Se conseguimos vacinar rapidamente, por que correr o risco de fazer com que a vacina perca a validade".
Fonte: Informações do site Midiamax

Mais dois estados ofertaram leitos de UTI para pacientes com covid de MS, afirma secretário
Geraldo Resende, declarou que outros dois estados ofertaram leitos para pacientes com covid de MS.

Detran-MS realiza leilão de 178 lotes de veículos para circulação
Desta vez, são 178 lotes, sendo 150 motocicletas e 28 automóveis, conforme publicação nesta quinta-feira (10).
Deixe um comentário
Quase lá...