Diagnosticado com leishmaniose, três-lagoense implora por ajuda
descaso das autoridades
Esquecido pela administração de Três Lagoas, o aposentado Ivanildo Mariano, de 54 anos, luta, a cada dia, pela sobrevivência. Há dois meses, ele recebeu o diagnóstico positivo de leishmaniose e, até hoje, sofre com quadro. Não bastando às complicações da doença. O que mais revolta o homem é o descaso que, segundo ele, recebe da Secretaria Municipal de Saúde.
Nesta sexta-feira (15), a reportagem do site **TL Noticias** esteve no endereço de Ivanildo. Ele é morador da Rua João Gonçalves, no bairro Vila Nova, próximo ao Exército Brasileiro. A equipe de reportagem foi ao local e constatou a situação desumana que ele se encontra. A condição financeira da família é bem crítica.
Sem puder andar, o homem se locomove em uma cadeira de rodas. Por estar bastante debilitado, ele não conseguiu dar entrevista, mas sua cuidadora, Cristina Souza, explicou o caso aos ouvintes. De acordo com a mulher, além da leishmaniose, Ivanildo tem diabetes e já ficou em coma, por duas vezes, na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Os problemas deixaram diversas sequelas no morador.
Segundo Cristina, o aposentado faz uso de uma sonda urinária e o tubo precisar ser substituído três vezes ao dia. Esse procedimento deve ser realizado por um profissional de saúde. Ontem, a cuidadora esteve no posto ‘’Miguel Nunes’’, do bairro Vila Nova e, em contato com a enfermeira identificada, até o momento, apenas como Miriam, pediu auxílio.
Conforme a mulher, a funcionária respondeu que não nenhum servidor poderia atender Ivanildo e sugeriu que ele próprio trocasse a sonda. Atitude da enfermeira revoltou Cristina. ‘’Isso é um descaso. Não temos veículo nem condições de transportá-lo ao posto. Ele precisa de um cuidado domiciliar por parte do município. Enquanto isso, a prefeita Marcia Moura diz que a saúde aqui é referência’’, desabafou a cuidadora.
Ainda durante a manhã, a reportagem se dirigiu até o posto de saúde em busca de esclarecimentos sobre o paciente. Uma das atendentes informou que a enfermeira estava ocupada e que, ainda nesta sexta-feira, entraria em contato com a reportagem.
Fonte:
6480
Mia Scarpa inova e lança coleção de bolsas Larissa Manoela
Roupas, sapatos...
4030
Deixe um comentário
Quase lá...