CPB conclui vistoria em Campo Grande para implantar Centro de Referência Paralímpico Brasileiro

A Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) acompanhou, nesta terça-feira (22), vistoria técnica do supervisor de Centros do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Filipe Lopes Barboza.

Publicado em
CPB conclui vistoria em Campo Grande para implantar Centro de Referência Paralímpico Brasileiro

Campo Grande está apta a ser mais um polo do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro no país. A Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) acompanhou, nesta terça-feira (22), vistoria técnica do supervisor de Centros do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Filipe Lopes Barboza. A visita ocorreu nas duas unidades onde as atividades serão executadas: Centro Esportivo Mamed Assem José (Poliesportivo da Vila Almeida) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus Cidade Universitária.

Durante a vistoria foram avaliados os espaços esportivos, verificando-se o atendimento a critérios de acessibilidade para pessoas com deficiência, sanitários, vestiários, salas e depósitos, condições da estrutura física e acesso do transporte público municipal. "Verificamos se os locais estão aptos a receber pessoas com deficiência, sem nenhuma dificuldade estrutural e que sejam atendidas de forma digna", explica Filipe Barboza.


O supervisor do CPB deu "sinal verde" para a implantação do Centro na capital sul-mato-grossense. "Campo Grande tem uma estrutura muito boa, tanto no Poliesportivo da Vila Almeida quanto no complexo esportivo da UFMS e está apta para ser sede. Vamos conseguir atender as pessoas com deficiência com dignidade e qualidade. Fecharemos os trâmites burocráticos para implementarmos o Centro de Referência o mais rápido possível".

O Centro de Referência vai fomentar a prática de modalidades paradesportivas, da base ao treinamento de alto rendimento, atendendo paratletas da capital e do interior. O objetivo inicial é valorizar pessoas com deficiência, promovendo-as socialmente por meio do esporte. Posteriormente, a missão é revelar talentos para despontarem a nível nacional por meio do treinamento de excelência.

A Fundesporte será responsável, entre outras obrigações, pela contratação de profissionais de Educação Física para atuar nos treinamentos no Poliesportivo da Vila Almeida, manutenção de equipamentos e adequação de instalações físicas.

Além de implementar sua metodologia de trabalho, o CPB ficará encarregado de indicar e orientar coordenador técnico quanto ao planejamento estratégico das modalidades, acompanhar o desempenho do Centro por meio de visitas e relatórios mensais, traçando estratégias para o melhor desenvolvimento das atividades; capacitar profissionais e acadêmicos de Educação Física indicados pela Fundesporte por meio de cursos multidisciplinares à distância e presenciais, e disponibilizar equipamentos para o fomento dos treinos.

No Centro, além do programa de treinamento esportivo e aprimoramento de profissionais, serão catalogadas informações e dados de relevância para o avanço de pesquisas científicas nas áreas de Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Medicina e Psicologia. A produção científica será feita pela UFMS.

Na Vila Almeida, acompanharam a vistoria técnica o diretor-executivo da Fundesporte, Silvio Lobo Filho; a gerente-geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas, Karina Pereira Quaini e o coordenador do Poliesportivo, Rui Lima. Na Universidade, participaram da visita o assessor especial da presidência da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, a orientadora do projeto "Incluir pelo Esporte", Marina Salerno e as técnicas desportivas Anne Talitha Silva, Marli Cassoli e Maristela Amaral.

Fonte: Informações do Governo do Estado

Deixe um comentário