Com risco extremo na pandemia, Três Lagoas ganha bandeira cinza e pode ter que fechar

O município de Três Lagoas foi classificado na "bandeira cinza"

Publicado em
Com risco extremo na pandemia, Três Lagoas ganha bandeira cinza e pode ter que fechar

TRÊS LAGOAS (MS) – O município de Três Lagoas foi classificado na "bandeira cinza" e pode ter que fechar todas as atividades não essenciais nos próximos dias. No início desta semana a cidade havia recebido classificação vermelha, mas uma revisão de parâmetros do Governo Estadual reenquadrou o município no risco extremo de contaminação da Covid-19.

A classificação veio com o novo mapa do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia), divulgado na edição de hoje (10) do Diário Oficial do Estado. Além de Três Lagoas, outros 42 municípios de Mato Grosso do Sul estão com a bandeira mais restritiva, com alerta de risco extremo para a covid-19. Nessa lista, entra também a capital, Campo Grande e Dourados, que já comemorava a redução no risco, mas também foi reenquadrada.

Esse é o pior mapa do Prosseguir até agora.

Decreto do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) também publicado nesta quinta-feira torna o Prosseguir obrigatório. Antes, era apenas uma recomendação:

"Os municípios deverão adotar, no âmbito de seus territórios, as recomendações emitidas pelo Comitê Gestor do Programa de Saúde e Segurança da Economia (PROSSEGUIR), as quais terão caráter vinculativo e deverão ser fixadas em consonância com as bases e as diretrizes constantes do Decreto Estadual nº 15.462, de 25 de junho de 2020, que cria o referido Programa, e demais normativos que regem a matéria".

edidas mais rígidas

Além disso, o decreto estabelece várias faixas de horários para o toque de recolher, conforme a classificação do município, da seguinte forma:

• Bandeira amarela e laranja: a partir das 22h às 5h

• Bandeira vermelha: 21h às 5h

• Bandeira cinza: 20h às 5h

As alterações são válidas para o período entre 11 e 24 de junho.

Mas existe uma brecha para burlar o decreto. Conforme o documento, os municípios que não adotarem as recomendações a que se refere deverão apresentar as "justificativas técnicas" para o descumprimento perante a Secretaria de Estado de Saúde, que procederá a sua avaliação.

De acordo com o decreto publicado em Diário Oficial, levou-se em consideração pedido dos prefeitos realizado em reunião na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) em que os gestores pediram medidas mais restritivas para conter o avanço da pandemia no Estado, que ocupa há mais de uma semana o posto de estado com maior aumento percentual na média móvel de mortes do país.

Com risco extremo na pandemia, Três Lagoas ganha bandeira cinza e pode ter que fechar

Fonte: Informações do site Midiamax

Deixe um comentário