"Chicão" cria projeto que promete acabar com a dengue e a Leishmaniose em Três Lagoas
saúde pública
Um projeto desenvolvido por Francisco Leandro de Souza, mais conhecido como Chicão, promete controlar a proliferação do mosquito vetor da dengue e Leishmaniose diminuindo significativamente os casos destas doenças no município e Três Lagoas.
O Projeto intitulado “Três Lagoas - Cem anos, Sem dengue” prevê a distribuição gratuita de mudas de citronela para a população da cidade, isso porque a planta é um repelente natural e se cultivada corretamente exerce o papel de afastar uma infinidade de insetos transmissores de doença, tais como dengue, leishmaniose, febre amarela entre outros.
Chicão nos explica que a planta pode afastar os animais vetores de doenças porque exala uma substancia chamada cironelal que é a responsável por repelir os insetos. Com esta ação Francisco acredita que a cidade de Três Lagoas é capaz de afastar a praga do município e diminuir significativamente os casos de doenças.
**Semana Nacional da Leishmaniose **
A presidente Dilma Rousseff sancionou uma lei em abril de 2012 (LEI Nº 12604 de 3 de abril de 2012) que institui a semana nacional de controle e combate à Leishmaniose que deve ser celebrada anualmente na semana que incluir o dia 10 de agosto.
A lei tem como objetivo estimular ações educativas e preventivas promovendo debates e outros eventos sobre as políticas públicas de vigilância e controle da doença além de apoiar as atividades de prevenção e combate à leishmaniose organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil e difundir os avanços técnico-científico relacionados ao combate da doença.
Fernando relatou a equipe de reportagem da Rádio Caçula que a prefeitura municipal de Três Lagoas não promoveu ações de conscientização e prevenção em nenhum ponto da cidade.
Chicão ainda nos conta que se surpreende que a administração pública não cumpra uma lei federal que esta no topo da hierarquia constitucional.
Por ser uma lei federal, muito me admira que a administração pública não cumpra uma determinação que esta no topo da hierarquia constitucional e acabe penalizando a população, em especial a população mais carente.
O Projeto
O projeto esta sendo divulgado desde Junho deste ano e de acordo com seu idealizador busca nas empresas e na mídia formas de tornar o seu trabalho público, ganhando assim mais força para que o projeto possa evoluir.
Francisco nos conta que o projeto foi batizado como “Três Lagoas - Cem anos, Sem dengue” porque tinha como meta que no ano de seu centenário a cidade estivesse livre da doença.
Apesar de acreditar que a doença não será extinta, já que os mosquitos transmissores fazem parte do ecossistema brasileiro, mas que tem certeza que é possível controlar os casos de infecção e assim acabar com a epidemia que faz muitas famílias sofrerem.
As próximas etapas
O idealizador do projeto afirma que precisa do apoio da prefeitura através da compra de mudas de plantas para serem distribuídas à população e que conta com as autoridades para a conscientização das pessoas.
Francisco nos conta que acredita que por meio de divulgação no site da Rádio Caçula possa tornar publico seu projeto e assim abrir mais portas para que chegue até a secretaria de saúde e do meio ambiente.
Chicão ainda faz um alerta a população para que enquanto a prefeita não apoie o projeto, as pessoas continuem tomando os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito da dengue.
Fonte:
5650
Polícia Militar apreende simulacro no Residencial Novo Oeste
nesta sexta-feira
Deixe um comentário
Quase lá...